Saber como fazer um bom planejamento financeiro para agências de marketing é um conhecimento essencial para toda empresa que trabalha no setor, talvez até mais importante do que o próprio conhecimento técnico do segmento.
Segundo o Sebrae, 50% das empresas fecham a porta nos seus primeiros 4 anos de atuação, sendo a ausência de um bom planejamento financeiro a principal razão para isso.
Portanto, se você quer evitar esse destino para a sua empresa, aprenda agora mesmo como fazer um bom planejamento financeiro para agências de marketing! Basta seguir a leitura abaixo.
Controle o fluxo de caixa da sua agência de Marketing Digital
Um dos principais dicas para um bom planejamento financeiro para agências de marketing é controlar o fluxo de caixa da empresa. Pois é, uma ação reativa é útil para um planejamento. Como isso funciona?
Ao fazer a escrituração contábil da agência (ou seja, controlar todos os gastos e entradas de dinheiro da empresa), é possível entender como funciona a sazonalidade do fluxo financeiro da companhia.
Desse jeito, os gestores terão todas as informações necessárias para estabelecer um bom planejamento financeiro, uma vez que entenderão quais são os períodos em que há mais dinheiro e aqueles em que as demandas são maiores.
Para uma agência de Marketing Digital, esse conhecimento é essencial, especialmente dentro do fluxo de vida de um projeto. Por exemplo, gastamos mais ao obter uma conta ou durante a execução do serviço? Se for ao obter uma conta, precisaremos de um caixa robusto para aumentar a carteira de clientes.
Trace metas realistas no seu planejamento financeiro para agências de marketing
Um ponto importante no planejamento financeiro de agências de marketing é traçar metas que sejam realistas dentro do contexto da empresa. Afinal, só assim é possível ter a motivação necessária para alcançá-las.
Por exemplo, suponha que a sua agência de marketing registrou um faturamento de R$150.000,00 em 2019. Considerando uma perspectiva de aumento do PIB de 2,40%, você pode apostar em um cenário de subida.
Ao mesmo tempo, considerando que seu faturamento em 2018 foi de R$100.000,00, isso significa que você tem um histórico de crescimento.
Logo, considerando todos os fatores, é possível supor um aumento do faturamento para R$175.000,00, talvez R$200.000,00 dependendo do cenário. No entanto, não dá para supor que seu faturamento será de R$500.000,00 ou R$1 milhão.
Colocar uma meta irrealista só fará com que sua equipe se sinta desmotivada a atingir os resultados propostos, já que sabem que se trata de algo muito improvável.
Além disso, lembre-se de que um bom planejamento financeiro para agências de marketing inclui o caminho para atingir as metas pretendidas. Por exemplo, se o seu foco é aumentar o faturamento para R$175.000,00, então como você conseguirá esses R$25.000,00 extras? Mais 1 ou 2 clientes? Como obtê-los? Em qual segmento?
Monitore o seu desempenho financeiro para ajustar o planejamento
Toda boa agência de Marketing Digital tem o hábito de controlar os resultados das suas ações ao analisar métricas incansavelmente. Afinal, é apenas pelo monitoramento das métricas de desempenho que podemos garantir um bom serviço aos clientes.
No entanto, nem toda agência tem o hábito de fazer a mesma coisa com os seus próprios números financeiros. E esse é um erro grave.
Uma boa gestão econômica inclui a possibilidade de ajustar o seu planejamento para garantir um bom desempenho financeiro no ano.
Lembre-se que a atuação profissional é focada no longo prazo. Mesmo que você tenha tido um começo de ano ruim, poderá ter um segundo semestre excelente que compensará os resultados.
Por exemplo, suponha que você estabelecer a meta de aumentar o seu faturamento para R$175.000,00 conquistando dois novos clientes esse ano. No entanto, entre janeiro, fevereiro e março, você perdeu 5 clientes e viu sua projeção de faturamento cair para apenas R$100.000,00 no ano.
Péssimo, correto?
No entanto, isso não significa que as coisas continuarão assim. Sabendo desse resultado, é possível ajustar o planejamento para tentar remediar as coisas.
Por exemplo, você previa investir menos em marketing. No entanto, pode mudar e aplicar um pouco mais para conseguir novos clientes. Isso resultaria, claro, na recuperação da sua projeção inicial.
Quer saber como fazer isso sem dificuldades? Veja a próxima dica!
Projete cenários diferentes no seu planejamento
Um ponto essencial de um planejamento financeiro para agências de marketing é poder se preparar para todos os tipos de cenários que podem ou não acontecer, desde os mais positivos até os mais negativos.
Suponha, por exemplo, que você prevê um aumento de faturamento em 2020. Esse é o seu cenário principal. Mas e se houver uma crise econômica? E se seus clientes forem embora? Ou, ao contrário, e se o seu negócio bombar e você lotar a agenda em março? É importante saber o que fazer em cada um desses cenários.
E aí, aprendeu como fazer um bom planejamento financeiro para agências de marketing? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!