No momento em que o assunto é finanças, uma das principais dificuldades das pequenas companhias é o planejamento, ou a falta de um bom planejamento.
Muitos empreendedores desconhecem a maneira de conferir adequadamente os recursos financeiros e acabam sem escolha no momento em que surge um acidental ou crise.
Ter uma estratégia de gestão para o seu negócio é fundamental especialmente em momentos de dificuldade econômica.
Conheça seu mercado
Para um bom planejamento é preciso conhecer quais são as dores do mercado.
Uma ótima forma de passar a ter mais entendimento sobre a maneira de gerenciar o dinheiro da empresa é ver dados importantes sobre o setor em que a sua empresa opera. Quais foram os piores meses do setor? Sua indústria está entrando em retrocessão ou está lucrando com a crise?
Planeje e acompanhe o movimento de caixa
Ter um orçamento para as receitas e despesas irá levar na tomada de melhores decisões, especificamente se você está com poucos recursos financeiros.
Logo, moderar esse orçamento se faz necessário! Ter o histórico da movimentação de recursos é a base para preservar a saúde financeira e permitirá que você planeje seus pagamentos e defina como contrapesar as contas.
Uma forma de acompanhar seu fluxo de vendas é através de uma máquina de cartão em seu estabelecimento.
Cumpra as obrigações financeiras sempre
Cumpra o tempo prescrito para reparar aos compromissos financeiros da empresa, por exemplo: cartões de influência ou empréstimos bancários.
Isto vai te auxiliar a diminuir suas dívidas e acumular um pouco de dinheiro para o caso de um dificuldade sem planejamento.
O ideal é ter, ao menos, 3 meses de despesas operacionais como reserva financeira.
Esperamos que você tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo.