Olá pessoal !! Como vocês, público aqui do meu Canal já sabem, eu faço análises mais racionais acerca dos assuntos ligados ao mercado de capitais, então no vídeo de hoje eu vou analisar, e darei a minha opinião pessoal, sobre a resposta da Empíricus, encampada pelo seu CEO, aos ataques que a sua empresa vem sofrendo, e aumentaram absurdamente após a campanha da agora famosa Betina Rudolph Bem, antes de mais nada já adianto, não vou falar da Betina, apesar dos inúmeros pedidos de vocês aqui para tratar deste assunto
Não vou falar porque milhares de vídeos na internet só falam disso, e esta campanha no meu ponto de vista não tem nada demais, tem um vídeo aqui no meu canal que eu analiso a campanha dobre a sua renda, e lá tem a essência de qualquer campanha da Empíricus Inclusive naquela diz como começar do zero, pior que a Betina que começou com mil e quinhentos reais Enfim todos já sabem que começar não quer dizer que o aporte é único Me parece muito mais útil analisar a resposta da Empíricus dada pelo seu CEO Felipe Miranda Vamos lá
É uma série de 3 vídeos, que segue inclusive o mesmo roteiro do lançamento das suas campanhas de vendas, o último ainda não foi ao ar, então a minha análise é com base nos dois já disponibilizados, que eu assisti para fazer esta análise O que achei interessante é que a empresa achou este momento como o “time” ideal para atingir alguns objetivos: – Se defender da crescente taxa de rejeição as suas campanhas; – Explicar os objetivos da escolha do marketing agressivo como método; – E óbvio, vender mais Ele explica que o marketing é propositadamente exagerado para fazer com que as pessoas cliquem e acessem o seu produto, pois do contrário os resultados seriam os mesmos de campanhas feitas por outras empresas e instituições no passado, cita expressamente a própria campanha da bolsa de valores feita no passado onde até o Pelé foi contratado, mas os resultados foram pífios Para criar um efeito de comparação no espectador do vídeo, ele cita campanhas de marketing de empresas que vendem shampoo, desodorante, energético e cerveja, alegando que ninguém realmente acredita que vai ficar igual a Gisele Bündchen ao lavar o cabelo com determinado shampoo, ser atacado no elevador por mulheres por usar aquele desodorante, sair voando depois de tomar um energético, ou aparecer numa praia paradisíaca cercado de lindas garotas após abrir uma lata de cerveja Sinceramente eu achei inteligente a comparação, pois o que ele quis transmitir, é que quem compra os produtos da Empíricus não pode se basear apenas na mensagem de campanha de marketing
E aqui lembro da minha análise no passado da campanha – dobre a sua renda – onde eu recomendo que as pessoas separem mentalmente o que é marketing do que é o produto que elas recebem Continuando o CEO cita algumas campanhas da empresa no passado e diz que vai explicar as que prejudicaram os seus investidores gerando aquela expectativa de novela, próximos capítulos, assim, no auge da sua curiosidade, ele encerra chamando o espectador para o próximo vídeo Estão realmente aproveitando a imensa rejeição criada pelas campanhas para mandar a mensagem, isso que é transformar um limão numa limonada, temos que tirar o chapéu No segundo vídeo, ele inicia explicando a polêmica campanha do passado, de 2015, que vendia como transformar mil reais em cento e cinquenta mil, em trinta e dois dias Foi nesse ponto que eu pessoalmente me surpreendi, pois ele realmente abre qual a estratégia da empresa … explorar assimetrias do mercado
Ele mostra o histórico desta estratégia, o gráfico aparece aqui ao lado, nele ele diz que foram 22 operações negativas contra 17 positivas, e explica que quem seguiu todas as orientações fazendo aportes constantes de mil reais, teve ao final, pelo menos no período que aparece no gráfico, um resultado positivo – representado pela linha pontilhada que aparece agora, ou seja, mesmo com mais resultados negativos que positivos, ao final o resultado geral foi positivo Mas como isso é possível? É aqui que acredito vale a minha análise, e sinceramente foi quando eu me surpreendi, pois vocês sabem, e já falei sobre isso em diversos vídeos aqui no canal, que vão aparecer no card acima ou na descrição abaixo, os conceitos defendidos nos vários livros de Nassim Nicholas Taleb Felipe Miranda passa a demonstrar o conceito de mediocristão, termo cunhado por Taleb para criticar a distribuição normal em estatística, onde independente da observação a média será pouco afetada, medidas físicas e naturais podem ser representadas por este conceito estatístico Depois demonstra o conceito do extremistão, onde o mundo das finanças não se encaixaria, pois uma única observação pode mudar completamente a média, e por isso não pode ser representada pela distribuição normal em estatística Ele dá os mesmos exemplos do livro “A Lógica do Cisne Negro” de Nassim Taleb
Aqui faço um adendo para dar mérito ao meu amigo Richard Rytenband, que é o profissional mais competente na divulgação dos conceitos de Taleb no Brasil Mas o que estes conceitos da antifragilidade tem a ver com o assunto?? Assimetrias de mercado Exatamente o fato de que poucos eventos são os que fazem toda diferença no resultado final Nesse momento ele apresenta um gráfico do Ibovespa de 2008 a 2018, que aparece aqui com um resultado positivo no período de 31%, usa essa amostra para demonstrar que poucos eventos distorceriam completamente o resultado final do índice, dos 10 anos da amostra, se for retirado apenas os 10 piores dias, o resultado saltaria para 216% de retorno, e se for retirado os 10 melhores dias, o resultado cairia para 46% negativos, ou seja, a bolsa habita o mundo do extremistão Os estudos e teoria de Taleb, defendem que você esteja exposto ao mercado quando as suas chances de retornos positivos, sejam muito maiores que o seu risco de retornos negativos, o que ele chama de convexidade, …e que não esteja exposto na situação inversa, quando o seu risco de perdas sejam muito maiores que as suas chances de ganho, chamada de concavidade, pois isso pode te levar a ruína
Bem, explicar esses conceitos detalhadamente requer muito mais tempo e essa não é a intenção do vídeo Só imagine um gráfico, convexo são os chamados fundos, e côncavos são os conhecidos topos, Taleb diz para você tentar identificar quando esses formatos são prováveis, com isso, se você se expor próximo da concavidade o seu risco de perdas são maiores que as suas chances de ganhos, e do contrário se você se expor próximo a convexidade, suas chances de ganhos são maiores que seu risco de perdas Qual a relação disso tudo com os vídeos do Felipe Miranda da Empíricus Explicar exatamente a estratégia que eles utilizam É isso que ele afirma ser o responsável pelos resultados que vimos há pouco, apesar do número de perdas serem maiores que o de ganhos, 22 contra 17, os ganhos foram mais relevantes e jogou a média para cima, que é representada pela linha pontilhada que vimos no gráfico
Na sequência, ele faz críticas aos que atacam a Empíricus dizendo que isso é manter a maioria da população ignorante a essas possibilidades, mas nesse ponto eu discordo, por mais que as pessoas sigam as suas recomendações de investimentos, garanto que 99% delas não entendem esta estratégia, pois são conceitos muito avançados O correto é não só captar os clientes, mas verdadeiramente educá-los para o mercado, quem não entende o racional da estratégia fica muito mais propenso a abandoná-la, e se não levar até o final, não terá o retorno esperado, como demonstrado no próprio exemplo do gráfico, sem conhecimento poucos se manteriam firmes com as 22 operações negativas Minha análise até aqui? Fiquei realmente surpreso com o conteúdo dos dois vídeos, para quem entende de marketing não é novidade nenhuma, o surpreendente foi ele admitir isso publicamente, na realidade uma tacada de mestre, o “time” certo para conter a onda contrária a empresa que se aproximava do incontrolável Fiquei também positivamente surpreso com a revelação da estratégia de explorar a assimetria do mercado Para você que me segue aqui no canal minha recomendação continua a mesma do vídeo de quatro meses atrás, adquira conhecimentos para não tomar decisões pelo conhecimento dos outros, em casos específicos como esse você pode até segui-los, mas seguirá com mais segurança sabendo o racional da estratégia
Para a Empíricus, se eu pudesse dar alguma recomendação seria, não apenas captar clientes, mas mantê-los fiéis a sua empresa, isso através de conhecimento pois eu conheço vários clientes que abandonaram a mesma por não aguentar mais ver as suas caixas de e-mail e SMS lotadas de mensagens Talvez eu seja ingênuo, já que nesta última campanha da moça bonita eles devem ter atingido umas 100 milhões de pessoas, se 99% das pessoas odiarem mas 1 milhão comprarem os seus produtos já terá sido um resultado histórico, é uma opção Vou esperar o terceiro vídeo, creio que ele vá falar da Betina e se aproveitar da comoção gerada com a campanha, afinal ela virou trending topics na internet, feito jamais visto com um assunto de finanças, mas ao final deste segundo vídeo ele já adota o tom vendedor das suas campanhas chamando você para o próximo vídeo Não tem jeito, mas parabéns, novamente transformaram um limão numa bela Limonada O que vocês acharam da reflexão de hoje? Se gostaram cliquem no like e deixem os seus comentários abaixo
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