Estratégia é a pergunta mais básica para um futuro de sucesso. O tempo está mudando, todo mundo está falando em digitalização , nada funciona sem a World Wide Web. Tudo está mudando para a Internet, quase ninguém faz uma grande compra sem ter se informado de antemão.
Todo mundo usa seu smartphone para comparar rapidamente um preço , por exemplo . Nesse ínterim, o termo outsiders digitais pode ser completamente banido do seu vocabulário. Inúmeros setores, que há alguns anos só podiam ser encontrados off-line, estão estabelecendo sua área de negócios on-line.
Mas o que é marketing digital / online? A definição
O marketing online / digital inclui todas as medidas que servem a marca de uma marca, a fidelização do cliente ou a venda de produtos e serviços através da Internet. Bons exemplos disso são boletins informativos por e-mail ou anúncios exibidos ao visitar sites.
Ele cobre toda a jornada do cliente e o objetivo final é ser onipresente nos pontos de contato cruciais (também chamados de pontos de contato) com o cliente.
O marketing digital / online está se tornando cada vez mais importante
Em 2019 bilhões foram gastos em marketing online, o que mostra que a Internet está em alta e não vai parar. Quem não lida com marketing online, tal como está, não terá futuro.
Basicamente, porém, pode-se dizer que o desenvolvimento dos negócios online nos últimos anos tem a ver com mudanças na informação, na comunicação e no comportamento do consumidor. 90% usam a Internet e 65% compram online.
Em um mundo no qual tudo está girando mais rápido e as pessoas são literalmente invadidas pela enxurrada de informações, é mais importante do que nunca se comunicar de maneira eficaz e orientada para os objetivos. Com a estratégia de marketing digital certa , existem vantagens inimagináveis e também muito diversas:
- mais alcance
- melhor maneira de definir o grupo-alvo
- diferentes grupos-alvo podem ser atendidos de forma mais eficaz com uma mensagem publicitária individual
- melhor controle de sucesso
- maior flexibilidade no orçamento
- Otimização por meio de feedback direto
Instrumentos e medidas de marketing digital
Existem inúmeras opções e ainda mais ferramentas para marketing digital. Você pode ficar rapidamente tentado a se concentrar em muitas estratégias de marketing, como ir às compras com o estômago vazio, apenas para descobrir mais tarde que não precisa de nada disso. É aconselhável usar sempre os recursos para obter o melhor efeito possível. O foco está nos seguintes instrumentos.
local na rede Internet
No marketing digital, a homepage da empresa é o centro de todas as medidas . O pano de fundo é que ele deve inspirar clientes em potencial para produtos ou serviços. Além disso, é, por assim dizer, o cartão de visita digital. Estratégias de marketing online bem planejadas são de enorme importância porque, ao contrário da zona de pedestres, os visitantes nunca se deparam com uma loja online por acidente .
Publicidade on-line
Na chamada publicidade online, refere-se à publicidade online em todas as medidas e canais importantes do setor online. Isso inclui sites e mensagens publicitárias distribuídas por influenciadores de mídia social. Em contraste com a mídia impressa, exibir anúncios em sites oferecem uma ampla gama de design de opções . O objetivo desta medida é a interação direta com o grupo-alvo previamente definido .
E-Mail-Marketing
É provavelmente um dos formatos mais populares de marketing online . Os clientes são informados sobre promoções, ofertas, novidades, etc. através de um e-mail personalizado.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Depois de pesquisar no dicionário Duden desde 2004, o mecanismo de busca tornou-se parte integrante do uso linguístico. O Google tem uma posição de monopólio, razão pela qual um site deve ser sempre otimizado para mecanismos de busca para ser listado bem à frente dos resultados no ranking do Google, porque geralmente apenas uma fração dos resultados da pesquisa clica além da página um.
A otimização de mecanismos de pesquisa , também conhecida como SEO , desempenha um papel central em várias estratégias de marketing online . Resumindo: a otimização de mecanismos de pesquisa é usada para aumentar a visibilidade de um site. Aliás, SEO vem do inglês e significa otimização de mecanismo de pesquisa.
Publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA)
Em contraste com a otimização de mecanismos de pesquisa , a publicidade em mecanismos de pesquisa paga para que o site seja vinculado a termos de pesquisa e exibido em uma parte destacada da lista de resultados. A publicidade em mecanismos de pesquisa permite o endereçamento direcionado das partes interessadas porque apenas os termos de pesquisa definidos são usados.
O sistema mais conhecido é o Google Ads. O Google agora oferece suporte a organizações sem fins lucrativos com um orçamento de publicidade . SEA também vem do inglês e significa Search Engine Advertising .
Social-Media-Marketing
A mídia social se tornou uma parte importante de nossa sociedade, com uma abordagem e estratégia direcionadas, as empresas não só têm a oportunidade de alcançar seus clientes, mas também de construir uma comunidade leal . As numerosas e, por vezes, muito inovadoras opções de colocação de anúncios garantem que cada vez mais empresas aderem ao movimento. Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, Twitter e YouTube são vistos como as redes sociais mais importantes.
Marketing afiliado
Na prática, um parceiro , também conhecido como afiliado, anuncia os produtos ou serviços de uma empresa, conhecidos como comerciantes, em seu site . Por cada referido bem-sucedido gerado através desta medida publicitária ou do site do afiliado, recebe uma comissão ou uma remuneração previamente acordada.
A remuneração é sempre negociada individualmente e o pagamento só é efetivado quando determinada ação foi realizada. Isso pode ser, por exemplo, solicitar um produto ou clicar em um banner . É importante ressaltar, no entanto, que você está sempre de olho na comissão, verifique também a concorrência de vez em quando.
Agência de marketing digital ou interna?
O marketing online é como um bloco em branco à espera de ser preenchido com ideias. Mas nem sempre precisa ser seu. Principalmente no que diz respeito ao fato de que a individualidade é a chave do sucesso. A ajuda de uma agência de marketing online ou agência de marketing digital geralmente leva à estratégia de marketing perfeita para preencher o bloco vazio.
Precisamente porque a vida sem Internet não é mais imaginável, é de enorme importância para o sucesso sustentável de uma empresa posicionar-se ativamente onde está o seu público-alvo. Se você deseja fazer isso internamente ou por meio de uma agência de marketing, depende muito da empresa, do orçamento e do setor.
Conclusão do marketing online
O futuro pertence claramente ao marketing online, a Corona em particular acelerou esse futuro muitas vezes. O vírus mostrou o que significa quando nada funciona no varejo fixo . Tudo está mudando para a internet. E é por isso que é tão importante pensar no amanhã hoje: estratégias claras e um público-alvo claramente definido são os pontos focais para um marketing online eficaz.
O marketing digital oferece inúmeras possibilidades e, com a estratégia certa de marketing digital, abre portas com as quais se sonhava há anos. Mas o tempo de sonhar acabou, graças à internet você pode aproveitar muitas vantagens, a qualquer hora e em qualquer lugar.