Se você ainda não foi ensinado a organizar suas finanças, você está no lugar certo. Este guia tem como objetivo, ajudá-lo a calcular sua renda e custos fixos, como avaliá-los de forma ideal e como acompanhar suas finanças depois. Então vamos começar!
1. Determinar a receita
Se você começar a organizar suas finanças, você deve primeiro determinar sua renda. Se você receber um salário fixo, tudo o que você tem que fazer é olhar para o seu contracheque e anotar o valor. No entanto, se você é freelancer ou autônomo, a coisa toda se torna um pouco mais complicada. Como regra geral, você pode levar os últimos seis meses. Você calcula a média da renda dos últimos seis meses e toma-a como renda mensal. Se você quer estar no lado seguro, você também pode pegar o menor valor dos últimos meses e continuar com ele.
2. Determinar os custos fixos
Na etapa seguinte, os custos fixos são determinados. Os custos fixos incluem todos os custos incorridos mês após mês, seja para alimentação, aluguel, assinaturas, reabastecimento, etc. Esses custos fixos também podem ser divididos em categorias, como entretenimento, nessa categoria por exemplo, são adicionadas assinaturas como Netflix, Spotify, tarifas de telefonia móvel e outras. Com a ajuda de categorias, você pode acompanhar seus custos fixos e, assim, gerenciar suas finanças de forma mais estruturada.
Com a ajuda de bancos online ou extratos bancários, é ainda mais fácil determinar todos os seus custos fixos. Você só passa por qualquer mês e escreve todos os custos mensais.
3. Elaborar um orçamento
Agora, para ver se suas finanças estão no lado positivo ou negativo, você pode usar uma planilha excel, você também pode levar papel retrô e caneta e documentá-lo com ele. Nesta tabela você agora entra todas as suas finanças. Se você fizer isso consistentemente todas as noites, você terá a menor quantidade de trabalho. Claro, você também pode fazê-lo semanal ou mensalmente, não importa como ele melhor lhe convém.
Eu sei que este trabalho pode ficar chato , mas vai valer muito a pena. Não só você sabe onde gastou quanto dinheiro, mas também vê o quanto você realmente precisa no mês e onde ainda há potencial para economias.
4. Economize fundos de emergência
Para não falir mesmo em situações difíceis, você deve sempre economizar um fundo de emergência. Este fundo de emergência deve ter um tamanho de cerca de três meses de salário. Com esses três meses de salário, é assegurado que em caso de perda de emprego, por exemplo, você não precisa tocar no dinheiro necessário para “sobreviver”.
Se o fundo de emergência for usado, você deve, antes de fazer qualquer outro investimento, guardá-lo completamente novamente, a fim de estar bem preparado novamente na próxima emergência.
5. O que fazer com o resto do dinheiro?
Então você já resolveu suas finanças e economizou no fundo de emergência. Mas o que você faz com o resto do dinheiro?Gastar em produtos? comprar sapatenis masculino? Prefira não fazer nenhuma dessas alternativas. Em vez disso, invista o dinheiro em ativos e faça funcionar para você.
Você pode, por exemplo, optar por ações, títulos ou outros títulos. Ou você pode investir seu dinheiro em ETFs e diversificar imediatamente. Para entender melhor onde investir seu dinheiro, você pode conferir o básico do meu mercado de ações para iniciantes.
6. Acompanhe
Então você agora conseguiu analisar suas receitas e despesas extensivamente, economizou um fundo para os dias ruins e você investe seu dinheiro restante em ativos. Mas você também tem que ser capaz de manter este estado, porque não ajuda se você só organizar suas finanças uma vez e depois deixá-las para trás.
Assim, você deve continuar a se certificar de estruturar suas finanças diariamente, semanal ou mensalmente e, em seguida, avaliá-las. Se você seguir essas regras, você está bem no seu caminho para reduzir qualquer dívida ou acumular capital no longo prazo.
7. Ajustar o orçamento
Sua situação financeira não permanecerá a mesma toda sua vida. Você vai ganhar mais ou menos em algum momento, você pode comprar uma casa e um bom carro. Claro, se isso acontecer, você precisará ajustar seu plano financeiro de acordo.
Resultado
Então você agora aprendeu a organizar suas finanças e, em seguida, construir ativos. É difícil manter estritamente o orçamento no início, mas depois de um mês no máximo, quando você vê o que você tem para uma visão geral agora, ele vai se tornar cada vez mais um hábito.